Araraquara ultrapassa os 600 casos de covid-19

Exames apontam 48 casos positivos em apenas um dia; novo decreto municipal mantém bares e restaurantes abertos.

O boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus divulgado na manhã desta terça-feira (16) traz a confirmação de 48 novos casos da doença em Araraquara. O recorde de casos registrados em um dia era de 38. De acordo com a secretária de Saúde, Eliana Honain, o número representa pouco mais de 40% das 101 amostras enviadas para o laboratório da Unesp de Araraquara. Com as novas confirmações, a cidade chega a um total de 609 casos da covid-19 que já causou sete mortes. O número de casos na 1ª quinzena de junho aumentou 128% em relação ao total de maio, que fechou com 246 infectados, no total.

Decreto mantém setores abertos:

Em meio a este cenário, um novo decreto municipal regulamentando o funcionamento dos setores de serviços e comércio de Araraquara foi publicado, nesta terça, no Diário Oficial da Prefeitura. A publicação atende, em partes, determinações do Governo de São Paulo, que reclassifica o município de amarelo para laranja no Plano São Paulo, com ações de contenção do novo coronavírus.

Pelo novo documento, o setor de comércio e serviços terá redução em seu horário de funcionamento, podendo abrir por até quatro horas diárias, devendo atender consumidores de segunda a sexta-feira das 12 às 16 horas e das 10 às 14 horas aos sábados. O decreto prevê a obrigatoriedade de afixar avisos, bem como a desinfecção dos ambientes e proibição do uso de ar condicionado e ventiladores.

Os shoppings mantém as regras de higiene e limitação na circulação de pessoas, porém, os atendimentos devem ser pelo período de quatro horas, podendo ser das 12 às 16 horas, ou das 16 às 20 horas.

As novas regras de funcionamento dos serviços em Araraquara prevê ainda alteração no horário de funcionamento dos postos de combustíveis da cidade, que passa a atender novamente das 7 às 19 horas, sendo que as lojas de conveniência podem funcionar no mesmo período. Já os que estão localizados nas rodovias não possuem restrições de horário para atendimento.

Já bares, restaurantes e lanchonetes que sirvam alimentação imediata, segundo o novo decreto, ficam proibidos de servir "Buffet" e ou "Self-service", mas podendo, desde que seguindo regras, atender consumidores presenciais por quatro horas diárias, contínuas ou não, limitado às 19 horas, de segunda a sábado e às 16 horas aos domingos.

Diferente do decreto estadual, a cidade de Araraquara permitirá o atendimento exclusivo de um cliente por vez em estabelecimentos de estética, mediante prévio agendamento, respeitando regras de higiene, uso de máscara e distância mínima de dois metrôs entre clientes e prestador de serviço. Há ainda redução na capacidade de pessoas que podem entrar nos estabelecimentos, reduzida para 20% em cima do que está no AVCB.

A nova redação não prevê alterações no funcionando de academias, que devem manter as portas fechadas e atendimento de somente um aluno no espaço de quatro metros quadrados, além de uma rotina de higienização no ambiente. Despachantes, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade e as imobiliárias deverão realizar agendamento prévio dos atendimentos, dando preferência ao atendimento virtual.

Fonte: ACidadeON / G1 São Carlos e Araraquara


0 visualização

(16) 997848008

©2020 por Social Night. Orgulhosamente criado com Wix.com