Detran-SP autoriza retomada de aulas presenciais.

Medida vale para cursos de formação e capacitação de profissionais que atuam no trânsito

Desde ontem (quinta-feira, dia 3), o Detran-SP liberou as aulas presenciais dos cursos de formação e capacitação de profissionais que atuam no trânsito. Cerca de 300 empresas no Estado de São Paulo credenciadas pela Escola Pública de Trânsito do Detran-SP ministram cursos especializados e de formação de motoristas, para que possam conduzir veículos como ambulâncias, ônibus, caminhões tanques e de carga, além de motofrete, entre outros.

A autorização para a retomada consciente das atividades dos cursos especializados e de capacitação foi publicada no Diário Oficial do Estado, da quarta-feira (2), através do Comunicado Detran-SP 7/20. “Também estão contempladas as entidades que ministram cursos de capacitação para formação de instrutores e examinadores de trânsito, além de diretores de Centro de Formação de Condutores (CFCs)”, destaca o presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto..

“O trabalho dessas entidades é de fundamental importância na formação dos profissionais que prestam serviços essenciais, como transporte de produtos perigosos e de emergência, tão necessários neste período de pandemia”, comenta Neto. A reabertura consciente das entidades segue as diretrizes do Plano São Paulo, com a flexibilização permitida para cidades que estiverem a partir da fase laranja e de acordo com o protocolo sanitário elaborado pelo Detran-SP para a prevenção da Covid-19.

Como medidas de segurança e distanciamento social, será obrigatório o uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, distanciamento entre as carteiras e cadeiras escolares, higienização de balcões, computadores, maçanetas, corrimões e rampas de acessibilidade, ente outros equipamentos. As empresas também serão orientadas a manter portas e janelas abertas e as salas com higienização reforçada ao final das aulas. Também não poderão ser disponibilizados itens, como canetas de uso comum, bem como revistas e livros.

A quantidade de alunos por sala e o horário de funcionamento obedecerá ainda o limite estabelecido por meio de decreto de cada município, além das determinações previstas no Plano São Paulo (PSP) de retomada econômica. Municípios na ‘Fase 2 - Laranja’, com atendimento de 20% da capacidade e funcionamento de quatro horas por dia e cidades na ‘Fase 3 - Amarela’, com 40% da capacidade e seis horas de aulas por dia. Para o cumprimento das medidas e a segurança dos alunos e colaboradores, funcionários do Detran-SP realizarão fiscalizações constantes nas empresas credenciadas.

Os cursos são: ‘Especializados’: Transporte Escolar; Transporte Coletivo de Passageiros; Transporte de Emergência; Transporte de Produtos perigosos; Transporte de Cargas Indivisíveis; Motofrete; Mototáxi. Carga-horária: de 30 a 50 horas. ‘De capacitação’: Diretor Geral; Diretor de Ensino; Instrutor de Trânsito; Examinador de Trânsito; Instrutor de Trânsito Especializado. Carga-horária: de 180 a 220 horas.

Fonte: assessoria de comunicação do detran-sp


0 visualização

1/1

(16) 997848008

©2020 por Social Night. Orgulhosamente criado com Wix.com