(16) 997848008

©2020 por Social Night. Orgulhosamente criado com Wix.com

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

O Laboratório Analisa tira as principais dúvidas sobre a doença que vem crescendo em todo o mundo.

O que é o novo Coronavírus? O coronavirus é um grupo de vírus comum entre os animais, que tem formato de coroa. No caso do novo coronavírus (Covid-19), houve contaminação de animais a pessoas e, posteriormente, entre seres humanos. As autoridades ainda não sabem qual animal pode ter causado o atual surto que se espalhou de Wuhan, na China, para o mundo. O vírus foi descoberto no fim de 2019 e a primeira morte registrada em 9 de janeiro deste ano.


Como se dá o contágio?

A transmissão de humano para humano ocorre pelo ar ou pelo contato com secreções de uma pessoa infectada, como gotículas na tosse ou espirro. Pode ser dar por apertos de mão, beijos, abraços, compartilhamento de toalhas, talheres e copos ou qualquer outra superfície contaminada.


Quais os sintomas? Os mesmos de uma gripe: tosse, febre (acima de 37 graus), dores no corpo, mal-estar geral, congestionamento nasal, inflamação de garganta e diarréia. Nos casos mais críticos, o paciente pode apresentar dificuldade para respirar e insuficiência renal.


Como prevenir?


- Ainda não há vacina contra essa família de vírus. Portanto, a melhor tática é a prevenção. - A primeira recomendação é evitar o contato com pessoas infectadas. - Policie-se para evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca. - É preciso também lavar as mãos constantemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos (o tempo de cantar lentamente. - Tome cuidado para não tocar novamente as torneiras com as mãos ou manusear maçanetas e corrimões em lugares públicos. - Faça uso de álcool gel (sempre acima de 70%) ao tocar superfícies ou objetos que outras pessoas já tocaram. Faça higienização também em objetos como celular, canetas, aparelhos de telefone, controles remotos etc. As empresas podem disponibilizar álcool gel em banheiros e refeitórios. É uma medida simples, que pode fazer grande diferença.

- Deve-se evitar multidões em lugares fechados. O ideal é manter a distância de, no mínimo, um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo. Se não for possível, como no caso de transporte público, o aconselhável é o uso de máscara.


E quem está com os sintomas da doença, como deve agir?


Quem estiver com sintomas suspeitos ou tiver viajado para áreas de risco deve procurar um médico e se certificar de se não está contaminado. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura. Boas práticas, como cobrir a boca ao tossir e espirrar, são aconselháveis, não só em relação ao coronavírus, mas a gripes em geral. Se for obrigado a sair de casa, use máscara.



Como tratar a doença? Ainda não há um tratamento específico ou vacina para a doença. Aos primeiros sintomas, é preciso procurar atendimento médico. Os profissionais de saúde podem aliviar os sintomas prescrevendo um medicamento para dor ou febre. Repouso é fundamental, assim como a ingestão de água.

22 visualizações