NOTA OFICIAL SOBRE A VALIDADE DAS VACINAS

Tendo em vista a publicação da matéria do Jornal Folha de São Paulo, na sexta-feira (02/07), a Prefeitura de Matão vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:


O município de Matão recebeu no dia 29 de janeiro, 710 doses da vacina AstraZeneca, do Lote 4120Z004, cuja data de validade era 13/04/2021;


Recebemos também 880 doses do Lote 4120Z001, no dia 27 de fevereiro, com data de validade até 29/03/2021.


Os dois lotes acima referidos tiveram as doses administradas na mesma semana em que foram recebidas da Secretaria de Estado da Saúde, tendo sido aplicadas na oportunidade, nos profissionais de saúde da Prefeitura e do Hospital Carlos Fernando Malzoni, bem como, foi iniciada a imunização naquela data, da faixa de população entre 80 a 89 anos.


Assim, a afirmação da reportagem não condiz com a realidade dos fatos, pois os dois lotes da vacina foram usados logo que chegaram ao município.


A mesma matéria aponta que em Matão, três doses da vacina aplicadas na unidade do Nova Cidade, uma no CAIC, uma no Centro de Saúde II; uma no Cadioli e uma no Guarani teriam sido aplicadas fora do prazo de validade, o que também não corresponde com a realidade dos fatos.


Tão logo a Secretaria de Saúde tomou conhecimento da reportagem, fez minuciosa busca ativa e detalhada dos casos no Sistema VaciVida, bem como, buscou junto aos pacientes a carteira de vacinação que demonstram, sem possibilidade de qualquer outro entendimento, que a data divulgada na reportagem diz respeito na verdade, ao dia que referidos pacientes tomaram a SEGUNDA DOSE de suas vacinas.


Portanto, o registro no sistema, já devidamente corrigido, não diz respeito ao dia da aplicação da primeira dose oriundas dos lotes mencionados.


Desta forma, não houve aplicação de vacina com data de validade vencida, pois as doses dos lotes 4120Z004 e 4120Z001 foram todas aplicadas, como antes exposto, na mesma semana em que chegaram ao município.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Ademir de Souza, os profissionais da saúde têm longa experiência com campanhas de vacinação e são capacitados para realizar uma vacinação segura, com verificação da data de validade da vacina e todos os procedimentos necessários.


O prefeito Cido Ferrari ressaltou neste sábado (03/07) que, sem distinção, todos os profissionais da saúde estão se desdobrando para efetuar a vacinação, seja da Covid ou da Gripe, da melhor forma possível, buscando estratégias para facilitar o acesso da população e realizar a vacinação de modo seguro, evitando aglomerações, possíveis perdas de doses, bem como, observando atentamente as datas de validade.


Segundo Cido Ferrari, informações desencontradas como esta, causam um desgaste desnecessário aos profissionais da saúde que têm feito um excelente trabalho em nosso município e em todo o país.


A população pode ficar tranquila pois o município recebe as vacinas adequadamente, e após a verificarão responsável dos registros de doses, lotes e datas de aplicação, eventuais equívocos são de pronto corrigidos, como na presente oportunidade, pois nosso desafio maior é ampliar a vacinação, proteger a população e, assim, controlar a pandemia.




3 visualizações0 comentário
DF
Faro Vistorias
Elite site
100 BASICO
ANALISA AGAIN
Restaurante Dotti
Site Propaganda
Marcela Propaganda
1/1